quinta-feira, 2 de maio de 2013

Como correr??

Fala galera,

O último post gerou várias perguntas de como comecei a correr e aqui vão algumas dicas que funcionaram comigo.

Separei em duas etapas os passos que realizei.

Fase 1: Adaptação.

1 -  Comecei a correr somente quando cheguei ao IMC de 28. Na lateral do blog tem uma calculadora. Correr muito pesado podia  lesionar os joelhos e teria de ficar de molho por um tempo e isso não é  legal :(

2 -  Comprei um monitor cardíaco, para mim é uma ferramenta indispensável, para correr de maneira saudável e dentro dos meus limites.
Eu uso um da Polar é simples mas é bem confiável e a bateria da cinta transmissora dura uma eternidade.
Olha ele ai.







3 - Treinei todos os dias por 4 meses um exercício de baixo impacto, eu particularmente optei pela ergométrica, pois podia fazer assistindo televisão. rsss
Fiquei na faixa 70% da minha Freqüência Cardíaca Máxima.

Fase 2: Fui correr!!!!

1 - Não tive pressa de correr continuamente, o processo de correr 5Km demorou 4 meses e 10 Km de forma continua demorou 1 ano.

2 - Sempre usei o monitor cardíaco.

3 - Nunca passei dos 90% da minha frequência Cardíaca Máxima.

4 -Defini um percurso básico para os treinos com distancia definida  de 2,5 Km. O Google Maps ajudou muito neste momento para medir esta distância e achar novos caminhos.

5 - Controlei minha evolução anotando o tempo, batimento cardíaco médio e batimento cardíaco máximo. Criei uma conta no Runkeeper.

6 - Limitei os primeiros treinos a 30 mim.

7 - O segredo para correr foi alternar corrida com caminhada, ou seja, corria 1 minutos depois caminhei por 1 minuto.
Aumentei o tempo da corrida gradualmente, até o ponto de completar os 2,5 Km sem ter de caminhar.

8 - Aumentei a distância usando o método de alternar corridas e caminhadas.

9- Sempre reservo 1 ou 2 dias para descanso ou alguma atividade leve como andar ou pedalar na ergométrica.

T+

JP




Um comentário:

  1. Excelente dica! Curto, grosso e objetivo!
    Mas não faltou a dica de sempre consultar um médico antes de fazer qualquer exercício físico? Sabe como é né, qualquer um pode ler suas sábias lições! =P

    Fica a dica... =]

    ResponderExcluir